segunda-feira, 6 de abril de 2015

ARTE PÚBLICA - Por José Carlos

Nome :José Carlos Finkler de Carvalho

Turma: 171

Professora: Tiele

Conteúdo: Arte publica

Data:06/04/2015



História do Túnel da Conceição (POA)

As obras de construção Túnel da Conceição começaram em 1970 e integravam um conjunto de intervenções urbanas realizadas na gestão do prefeito Telmo Thompson Flores. Construído em concreto armado, o túnel foi concluído e entregue à população em 8 de agosto de 1972, para fazer a ligação entre a elevada da Conceição e a avenida Osvaldo Aranha.



Materiais usados para construir

O Túnel da conceição foi construído com os seguintes materiais Água, cimento, barras de ferro, areia, tijolo e uma boa equipe de engenheiros.


Túnel da Conceição hoje

Depois de um fim de semana de intenso trabalho, o Túnel da Conceição está de cara nova. Sessenta grafiteiros de diferentes partes do mundo foram os responsáveis pela transformação do espaço, que ganhou novas cores e traços.



Referencias:



Arte Pública
Aluno: Gustavo Scheffler Faccini
Nome do monumento: Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade
Local: Praça da Alfândega
Historia: O sumiço de parte da estátua dos Dois Poetas, do escultor Xico Stockinger, uma das mais visitadas da Praça da Alfândega. A reprodução em bronze de Carlos Drummond de Andrade desapareceu. No local, ficou somente a escultura de Mário Quintana, sentado em um banco. Esta não foi a primeira vez que a estátua de Drummond é envolvida em polêmicas. Em 2007, o livro de bronze original que o poeta mineiro tinha em mãos foi furtado. Recentemente, pouco antes da Feira do Livro de Porto Alegre, foi atacada por uma mulher que tentava derrubá-la, mas não conseguiu. Porém, deslocou parte da base. Com isso, havia risco de Drummond efetivamente cair.
Quem fez? Xico Stockinger
O que eu acho sobre a obra? Eu acho que, foi bem pensado mas, algumas pessoas não sabem conviver com as outras e para mostrar isto elas começam a destruir os monumentos que serve para homenagear alguém,por exemplo o poeta Drummond.
De que cor é? Dourado prateado
De que material é feito? As estatuas são feitas de bronze
Referências

Eduarda

MONUMENTO




  • Monumento: O Laçador 
  • História: Em 1954, na exposição do IV centenário de São Paulo, no parque do Ibirapuera, foi elaborado um concurso público para a execução de uma escultura que identificasse o homem rio-grandense. A escultura ficaria exposta no espaço reservado no Rio Grande do Sul, e o concurso foi disputado pelos artistas: Vasco Prado, Fernando Corona e Antônio Caringi. Este último foi o vencedor, com um modelo em gesso, que deveria após o término do evento ser ofertado em São Paulo.
  •  Material, cores e minha opinião: O modelo do Laçador na época foi feito de gesso. A sua cor é cinza. Eu acho que O Laçador é o principal monumento de Porto Alegre, por que mostra como o gaúcho realmente é.
  •  http://sergioricardomachado.blogspot.com.br/2008/12/histria-da-esttua-do-laador.html






ARTE PÚBLICA



  • Arte Pública: Feita no Túnel da Conceição.
  • Quem fez: A arte foi feita por diversos artistas.
  • Material: É feito com materiais para pintura, como por exemplo - sprays, tintas...
  • Cores: Laranja, preto, branco, marrom, vermelho. 
  • Minha opinião: Para mim artes públicas são artes onde o artista é autorizado a realizar a obra naquele lugar específico.
  • História: A ação foi promovida pela Secretaria Municipal da Juventude. As pinturas consolidam uma política pública de descentralização da arte de rua.
  • http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/noticia/2014/05/porto-alegre-ganhara-novas-intervencoes-de-grafiteiros-4505181.html









TUANE

Monumento aos Açorianos




O monumento é :

Monumento aos Açorianos, LOCALIZADO: NO Largo dos Açores, Porto Alegre, Rio Grande Do Sul, Brasil. Este monumento marca um acontecimento histórico de grande importância para o Rio Grande Do Sul ,O Monumento aos Açorianos, construído em 1973, homenageia a chegada dos 60 casais de açorianos a Porto Alegre (antigo Porto dos Casais), em 1752. A obra possui 17m de altura por 24m de comprimento. Feito em aço, em linhas futuristas, obra do escultor Carlos Tenius, lembra uma caravela, composta de corpos humanos entrelaçados.


Feito por: Carlos Tenius


Material feito de: Aço e linhas futuristas


Quais são as cores: Marrom





Minha opinião: Ela é bem localizada e foi feita de um material muito resistente
http://professora302010.blogspot.com.br/2012/07/monumento-aos-acorianos.html

mercado público

nome: júlia knak da Silva 
turma: 171

O Mercado Público foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado como Bem Cultural, passou entre 1990 Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercado e 1997 por um processo de restauração, agregando mais qualidade a sua estrutura e recuperando a concepção arquitetônica original. Com as obras, o Mercado também ampliou o número de estabelecimentos comerciais. Além de oferecer bons produtos, procurando praticar uma boa política de preços, o Mercado Público também é um espaço para manifestações culturais e comunitárias.



DADOS
Inauguração: 03.10.1869
Projeto: eng. Frederico Heydtmann, realizado em 1861
Estilo arquitetônico original: neoclássico
Estilo arquitetônico atual: eclético (após diversas reformas)
Com a forma de um quadrilátero, foi originalmente tinha um pavimento e quatro torreões (nas esquinas).
Adaptando-se ao crescimento da cidade, passou por várias alterações, como a construção de chalés em madeira, na parte interna, .
Em 1912, foi construído o 2º pavimento para instalação de escritórios comerciais e industriais e repartições públicas.


O Mercado Público passou por várias alterações arquitetônicas e sobreviveu a enchentes, incêndios e ameaças de demolição:
Enchente: 1941;
Incêndios: 1912 (que destruiu os chalés internos), 1976,1979 e 2013;
Foi ameaçado, na administração Telmo Thompson Flores, de ser demolido para construção de uma avenida.


Em 12 de dezembro de 1979, o Mercado Público foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Lei 4.317/77).


Em 1990, a administração municipal organizou uma equipe multidisciplinar de técnicos para desenvolver o Projeto de Restauração com o objetivo de:
Resgatar a qualidade estética da edificação;
Qualificar a capacidade de abastecimento;
Valorizar os espaços de sociabilidade.


A reforma recuperou a percepção visual das arcadas, resgatou as circulações internas, criou novos espaços de convivência e implantou redes de infraestrutura compatíveis com o funcionamento do Mercado. Foi construída, também, uma nova cobertura que possibilitou a integração entre o térreo e o 2º Pavimento.


O 2º pavimento, onde antes existiam escritórios e repartições públicas, passou a ser ocupado com diversos estabelecimentos como restaurantes, lancherias, entre outros.


O Mercado recebeu infraestrutura moderna que qualificou seu espaço interno e externo, como duas escadas rolantes, dois elevadores, quatro baterias sanitárias para o público, um Memorial, entre outras melhorias. Tem,ainda, um sistema de gás encanado, com central de gás externa ao prédio, vestiários e refeitório, para permissionários e funcionários, quatro câmaras frias (uma para lixo e três para produtos perecíveis) e osistema de refrigeração.


O custo da reforma ficou, na época, em R$ 9 milhões, sendo, 88% do orçamento da PMPA, e os demais 12% pelo FUNMERCADO e doações diversas. O FUNMERCADO (Fundo Municipal do Mercado Público) foi criado em 1987, pela Lei 5994/87. É formado com a receita arrecadada das permissões de uso, tendo a finalidade de custear a restauração, reforma, manutenção e animação do prédio.





Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/default.php?p_secao=4






Quem fez?


Em 1851foram iniciadas discussões para construção de um novo prédio, mais amplo, e o engenheiro Frederico Heydtmann apresentou um projeto em 1861, mas o desenho foi alterado substancialmente com ampliação das dimensões e acréscimo de torreões nos cantos. Homologado o projeto com suas adaptações, a construção teve sua pedra fundamental lançada em 29 de agosto de 1864. A inauguração ocorreu em 3 de outubro de 1869, sendo franqueado o acesso à população em 1 de janeiro do ano seguinte. A obra custou aos cofres públicos a importância de 246 contos de réis, bastante elevada para a época.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_P%C3%BAblico_de_Porto_Alegre


De que material é feito?


Ele é feito como os outros prédios com o mesmo material.


Quais são as cores?


As cores são amarelo e branco.


Qual a minha opinião sobre a obra?


A minha opinião é que eu acho que o mercado público é um exemplo para todos nós porque ele já enfrentou incêndios, enchentes, etc. e que qualquer construção poderia ser que nem esse mercado mais resistente e forte.


MONUMENTO



·      

Nome: Monumento aos Açorianos.


· O monumento foi constituído por parte do aterro do Lago Guaíba. A ponte de pedra, parte integrante do conjunto, foi feita por escravos, a pedido do Conde Caxias, entre 1842 e 1848, durante o período de pacificação da província rio-grandense.


· Foi construída por escravos.


· Feito de aço, em linhas futuristas.


· Marrom.


· A minha opinião da obra é que foi feita com um material forte e ficou bem localizada.


· (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro/default.php?reg=12&p_secao=118 )














ARTE PUBLICA
















· Arte pública feita no túnel da Conceição


· Feita por vários artistas.


· E feito de tinta e spray.


· Laranja, Azul, Preto, Branco, Amarelo, Vermelho, Roxo, Rosa, Verde...


· Minha opinião e que foi bom ter feitos desenhos no túnel...


· https://portoimagem.wordpress.com/2014/03/19/grafite-do-tunel-da-conceicao-sera-recuperado-da-pichacao/#comments

ALUNA: YASMIN MELLO

Maria Eduarda

Monumento



v Nome: Parque Moinhos de Vento (parcão)
v O nome do Parque Moinhos de Vento tem sua origem no século XVIII, quando Antônio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento no espigão onde hoje se situa a Avenida Independência. 
v Feito por Antônio Martins Barbosa
v Natureza
v Verde, marrom...
v Eu acho um bom lugar para passar a tarde nos finais de semana...

Arte Pública



v Arte feita no túnel da Conceição em POA.
v Feita por diversos artistas.
v Material usado: spray, tinta...
v Cores: Amarelo, laranja, vermelho, azul, roxo, branco, rosa e preto.
v Essas artes feitas no túnel são para transmitir uma boa sensação para quem passa por lá.







ALUNA: Maria Eduarda dos Santos