GUILHERME
ROSSONI
Estátua
do laçador
A estátua do Laçador (ou monumento ao Laçador) é um monumento da cidade de Porto Alegre. É a representação do gaúcho tradicionalmente pilchado. Foi definida por lei municipal como 'Símbolo Oficial' de Porto Alegre em 1992. Sua autoria é do escultor pelotense Antônio Caringi. Foi tombada como patrimônio histórico de Porto Alegre em 2001 e, em 2007, foi transferida de seu local original, o largo do Bombeiro, para o sítio O Laçador, em razão da construção do viaduto Leonel Brizola.
Para usar um gaúcho autêntico como modelo para a sua obra, Antônio Caringi contou com o folclorista Paixão Côrtes, então um jovem apreciador dos costumes da cultura campeira sul-rio-grandense, o qual posou para o artista com a sua coleção de indumentária gaúchesca.
É feita de bronze, tem 4,45 m de altura, pesa 3,8 toneladas e fica em um pedestal de granito trapezoidal de 2,10 m de altura.1
História do laçador
Em 1954, na Exposição do IV Centenário de fundação da cidade de São Paulo, no Parque Ibirapuera, foi realizado um concurso público para a execução de uma escultura que servisse como um símbolo do Rio Grande do Sul. A escultura original, vencedora do concurso construida em gesso pelo artista plástico Antônio Caringi ficou exposta no espaço central do pavilhão do Rio Grande do Sul. Após o evento, a escultura seria ofertado à cidade de São Paulo. Porém, tal foi a recepção da obra por parte dos próprios gaúchos, que houve uma reivindicação popular para a que a obra fosse instalada em Porto Alegre. A obra definitiva a ser instalada em Porto Alegre foi esculpida em bronze e inaugurada em 20 de setembro de 1958, data comemorativa a Revolução Farroupilha, no Largo do Bombeiro.
Sua cor é um marrom acizentado.
Minha opinião sobre o laçador é: é um monumento muito importante para Porto Alegre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1tua_do_La%C3%A7ador
Nenhum comentário:
Postar um comentário